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Sistemas de controle eletrônico de motores FLEX

Este curso foi elaborado visando a auxiliar o técnico automotivo a compreender a nova tecnologia de controle eletrônico para motores FLEX, onde o mesmo irá aprender o correto trabalho e as informações de processamento e da lógica de trabalho da UCE do motor.

Carga horária: 16 horas.

O participante receberá um manual com farta informação sobre o sistema e certificado de conclusão.

Descritivo sobre sistemas FLEX:

Tecnologia de controle de combustível FLEX

Motores térmicos

Diferenças entre Álcool e Gasolina

As diferenças básicas entre os combustíveis

Ponto de auto-ignição

Relação Ar/Combustível (A/F)

Formulação básica da GASOLINA e do ÁLCOOL

Sistemas de controle eletrônico do motor

Constituição interna do sensor de oxigênio

Técnica de funcionamento da sonda lâmbda

Gráfico de funcionamento do sensor de oxigênio em condições de queima normal

Controle de combustível em circuito fechado

Correção do tempo de injeção de combustível (Integrador do sensor de oxigênio)

Sistemas de controle de motor com tecnologia FLEX

Software de identificação

Exemplo de reconhecimento de mudança do combustível de GASOLINA para ÁLCOOL

Análise do tempo de injeção com GASOLINA com o OSCILOSCÓPIO MINIPA MS 1005

Exemplo de reconhecimento de mudança do combustível de ÁLCOOL para GASOLINA

Análise do tempo de injeção com ÁLCOOL com o OSCILOSCÓPIO MINIPA MS 1005

Aprendizado da estratégia básica

Auto-adaptação do sistema com SONDA LÂMBDA ativa e circuito ABERTO

Transição de mistura POBRE para mistura ESTEQUIOMÉTRICA

Transição de mistura RICA para mistura ESTEQUIOMÉTRICA

Auto-adaptação do A/F ativa para correção com GASOLINA abastecida no tanque

Auto-adaptação do A/F ativa para correção com ÁLCOOL abastecido no tanque

Auto-adaptação do A/F ativa para 50% de GASOLINA e 50% de ÁLCOOL no tanque

Exemplo de reconhecimento de mudança do combustível com uso de GÁS NATURAL

Auto-adaptação do sistema com SONDA LÂMBDA ativa e circuito FECHADO

Tempo gasto para aprendizado

Controle do aquecedor do sensor lâmbda

Detecção de erro de sensor lâmbda

Condições que levam a uma necessidade de reconhecimento de A/F

Controle de volume no tanque de combustível

Adaptação forçada da janela do A/F SEM o scanner

Sensor de nível de combustível dos veículos FIAT

Sensor de nível de combustível dos veículos FORD

Sensor de nível de combustível dos veículos GM

Sensor de nível de combustível dos veículos VW

Controle do avanço de ignição

Tela no MODO CONTÍNUO do scanner NAPRO PC 3000 com acionamento da partida a frio

Estratégias para uma partida de emergência

Acionando um soprador térmico

Partida em veículos com corpo de borboleta convencional

Partida em veículos com corpo de borboleta com acelerador eletrônico

Dicas de falhas comuns do dia a dia.

Veículos FIAT Flex com SFS (Software Flex Fuel Sensor)

Sensor de nível de combustível no tanque

Estratégia da partida a frio

Procedimento para o reajuste da UCE em veículos Flex

Sistema de controle do motor MAGNETI MARELLI

Ocupação dos pinos da UCE Magneti Marelli 4AF

Tela de apresentação do scanner NAPRO 3000 para o sistema IAW 4AF

Componentes do sistema 4AF

Observações de manutenção do sistema 4AF

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração

Teste de sensor de posição de borboleta com o OSCILOSCÓPIO MINIPA MS 1005

Ocupação dos pinos da UCE Magneti Marelli 4SF

Tela de apresentação do scanner NAPRO 3000 para o sistema IAW 4SF

Aprendizado do corpo de borboleta motorizada

Ocupação dos pinos da UCE Delphi MT 27E (Idea 1.8)

Ocupação dos pinos da UCE BOSCH ME 7.9.9

Estratégias de reposição de sinais com falha do sistema DELPHI MT27E/ BOSCH M7.9.9

Estratégias de segurança de dirigibilidade do sistema MT27E/M7.9.9

Sensor de posição do pedal do acelerador PPS

Sensor de posição da borboleta de aceleração TPS do corpo de aceleração elétrico

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração MAGNETI MARELLI

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração BOSCH

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração DELPHI

Teste da corrente elétrica do motor do corpo de aceleração elétrico

Valores de corrente elétrica ERRADOS

Valores de resistência elétrica ERRADOS

Falhas comuns nos corpo de aceleração elétrico

Sinal do sensor PPS e TPS analisado pelo osciloscópio MINIPA MS 1005

Resumo das funções de diagnóstico do sistema IAW 4AF / 4SF

Sistema M. Marelli 4AF, 4SF, MT27E e BOSCH M7.9.9 (FALHAS MAIS COMUNS)

Diagnóstico do sistema FLEX com o scanner PC- SCAN 3000 NAPRO

Sistema de controle MAGNETI MARELLI IAW 4AFB

Sistema de controle MAGNETI MARELLI IAW 4SF

Sistema de controle DELPHI MT27E

Sistema de controle BOSCH M7.9.9

Recall de veículos FIAT

Pontos de massa do veiculo FIAT Pálio

Pontos de massa do veiculo FIAT Idea

Aterramentos FIAT Pálio

Aterramentos FIAT Idea

Sistema FORD Flex

Estratégia da partida a frio

Ocupação dos pinos da UCE Magneti Marelli 4AFR

Procedimento para o reajuste da UCE em veículos Flex

Estratégias de segurança na situação de falha nos sistemas 4AFR

Válvula termostática com controle elétrico de aquecimento

Sonda lâmbda universal

Adaptação do sinal do sensor de rotação do motor

Códigos de falha OBD-II previstos para o sistema 4AFR

Observações de manutenção do sistema 4AFR

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração

Sistema Magneti Marelli 4AFR (FALHAS MAIS COMUNS)

Diagnóstico do sistema FLEX com o scanner PC- SCAN 3000 NAPRO

Sistema de controle MAGNETI MARELLI IAW 4AFR

Recall de veículos FORD

Pontos de aterramentos Ford Ecosport e Fiesta

Aterramentos FORD Fiesta

Aterramentos FORD Ecosport

Veículos GM com sistema FLEXPOWER

Estratégia da partida a frio

Sistema de controle do motor BOSCH Motronic ME 7.9.6 e 7.9.9 Flexpower

Condições necessárias para um correto reconhecimento do A/F

Ocupação dos pinos da UCE BOSCH ME 7.9.6

Ocupação dos pinos da UCE DELPHI (motor 1.8)

Ocupação dos pinos da UCE BOSCH ME 7.9.9

Ocupação dos pinos da UCE DELPHI MT27E (motor 1.8)

Sensor de posição do pedal do acelerador PPS

Teste de sensor de posição do pedal do acelerador PPS

Sensor de posição da borboleta de aceleração TPS do corpo elétrico DELPHI

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração BOSCH

Teste da corrente elétrica do motor do corpo de aceleração

Valores de corrente elétrica ERRADOS

Valores de resistência elétrica ERRADOS

Sinal do sensor PPS analisado pelo osciloscópio MINIPA MS 1005

Sinal do sensor TPS analisado pelo osciloscópio MINIPA MS 1005

Falhas comuns dos veículos GM Flexpower

Diagnóstico do sistema FLEXPOWER com o scanner PC- SCAN 3000 NAPRO

Sistema de controle BOSCH ME 7.9.6

Sistema de controle DELCO H

Sistema de controle DELCO H/FR4

Recall de veículos GM

Aterramentos GM Astra

Aterramentos GM Celta

Aterramentos GM Corsa-C e Montana

Aterramentos GM Meriva

Aterramentos GM Vectra NOVO 2007

Aterramentos GM Zafira

Veículos VW com sistema TOTALFLEX

Estratégia da partida a frio

Sensor de nível de combustível dos veículos VW

Procedimento para o reajuste da UCE em veículos Totalflex

Sistema de controle do motor Magneti Marelli IAW 4AVP

Observações de manutenção do sistema 4AVP

Testes de sensores do sistema 4AVP

Ocupação dos pinos da UCE Magneti Marelli 4BV

Ocupação dos pinos da UCE BOSCH ME 7.5.10

Ocupação dos pinos da UCE BOSCH ME 7.5.20

Sensor de posição do pedal do acelerador PPS

Teste de sensor de posição do pedal do acelerador PPS

Sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração motorizado DBW

Testes no sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração motorizado DBW

Observações de manutenção dos sistemas com DBW

Teste da corrente elétrica do motor do corpo de aceleração DBW

Valores de resistência elétrica ERRADOS

Sinal do sensor TPS e PPS analisados pelo osciloscópio MINIPA MS 1005

Sensor de rotação do motor por efeito Hall

Verificação de funcionamento do sensor de rotação Hall

Posição mecânica da roda fônica

Conferência da posição mecânica da roda fônica

Sensor de fase do comando de válvulas por efeito Hall

Vista traseira do comando de válvulas do motor com 3 dentes de referência

Vista traseira do comando de válvulas do motor com 4 dentes de referência

Mapa de INJEÇÃO-IGNIÇÃO motores 1.0 (comando com 3 dentes de referência)

Mapa de INJEÇÃO-IGNIÇÃO motores 1.6 e 1.8 (comando com 3 dentes de referência)

Mapa de controle de INJEÇÃO-IGNIÇÃO (comando de válvulas com 4 dentes de referência)

Leitura dos blocos de valores e memória de falhas

Análise do bloco de valores de medição 1 (Funções básicas do sistema)

Análise do bloco de valores de medição 2 e 3 (Funções básicas do sistema)

Análise dos blocos de valores de medições 4 e 6 (Funções básicas do sistema)

Análise dos blocos de valores de medições 5 (Funções básicas do sistema)

Análise dos blocos de valores de medições 10 e 11 (Funções básicas do sistema)

Análise dos blocos de valores de medição 14 e 15 (Funções do sistema de ignição)

Análise dos blocos de valores de medição 16 a 23 (Funções do sistema de ignição)

Análise dos blocos de valores de medição 26 e 28 (Funções do sistema de ignição)

Análise dos blocos de valores de medição 31 (Funções da sonda lâmbda)

Análise dos blocos de valores de medição 32 e 33 (Funções do sistema de ignição)

Análise dos blocos de valores de medição 34 a 37 (Funções de controle de emissões de gases)

Análise dos blocos de valores de medição 50 a 59 (controle de rotação do motor)

Análise dos blocos de valores de medição 60 a 64 (Controle da borboleta de aceleração)

Análise dos blocos de valores de medição 70 a 74 (controle de emissões evaporativas do motor)

Análise dos blocos de valores de medição 86 e 88 (Blocos especiais para OBD-II)

Análise dos blocos de valores de medição 99 (Blocos de compatibilidade)

Análise dos blocos de valores de medição 101 e 102 (Controle de injeção de combustível)

Análise dos blocos de valores de medição 104 e 105 (Adaptação de controle de combustível)

Análise dos blocos de valores de medição 107 a 110 (Regulagem da mistura)

Análise dos blocos de valores de medição de 120 a 125 (Comunicação entre as UCE’s)

Análise dos blocos de valores de medição 201 a 228 (Funções finais de controle)

Adaptação forçada da janela A/F COM o scanner

Sistema de desaeração do cárter (Blow-by)

Tabela de leitura do valor de Blowby linha VW TotalFlex

Adaptação do sistema TOTALFLEX VW

Procedimento alternativo de adaptação do A/F (Sistemas BOSCH)

Procedimento de adaptação do A/F (Sistema Magneti Marelli)

Tabela de codificação linha VW Totalflex

Procedimento para o sincronismo da correia do comando de válvulas motores 1.6 e 1.8 (BJF e BNV)

Sistema M. Marelli 4AVP / 4BV e BOSCH M7.5.10 / M7.5.20 (FALHAS MAIS COMUNS)

Velas de Ignição VW

Recall dos veículos VW

Pontos de massa do veiculo VW Fox

Aterramentos VW Fox

Veículos Franceses Flex

Reconhecimento do combustível

Estratégia da partida a frio

Sistema IMOBILIZADOR modelos PEUGEOT

Modelos RENAULT

Procedimento para o reajuste da UCE em veículos Flex

Teste de sensor de posição de borboleta do corpo de aceleração elétrico

Teste da corrente elétrica do motor do corpo de aceleração elétrico

Recall de veículos franceses

Atualização dos últimos RECALLS de 2009

 

 

 

 

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